quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Evandro Chagas firma parceria para criar vacina contra o Zika, no PA

Aedes aegypti no laboratório da Oxitec, em Campinas. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e do vírus zika, causador da microcefalia (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)Instituto acredita que em dois anos a vacina está pronta para produção. Vacina será desenvolvida em parceria com a Universidade do Texas (EUA).

O Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, firmou parceria com a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para desenvolver uma vacina contra o vírus Zika. Para o IEC a meta é deixar a vacina pronta para ser produzida em dois anos. O anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, nesta quinta-feira (11).

“A ideia é que já no primeiro ano sejam feitos os primeiros ensaios pré-clínicos, simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos. Em Galveston, na cidade do Texas, serão realizados testes em camundongos e, em Belém, em macacos”, explica o pesquisador do Instituto Pedro Vasconcelos.
A testagem simultânea é o fator que dará celeridade ao processo.  “Isso possibilita que, já no segundo ano, possam ser iniciados os ensaios clínicos”, completa Vasconcelos.
O investimento brasileiro deve chegar a US$ 1,9 milhão nos próximos cinco anos. “A Universidade do Texas Medical Branch foi escolhida por ser um dos principais centros mundiais de pesquisas de arbovírus, e um dos mais especializados no desenvolvimento de vacinas. Assim como o Instituto Evandro Chagas, que também é referência mundial como centro de excelência em pesquisas científicas”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Será instituido um Comitê de Coordenação que irá se reunir, pelo menos, duas vezes ao ano para analisar o progresso e os resultados alcançados das pesquisas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.