quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aumenta o número de casos de pessoas com HIV em Santarém, aponta CTA

"Segundo o Centro de Testagem, número representa aumento de casos. Hepatites B e C também são doenças que preocupam".

Os casos de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis cresceram em Santarém, oeste do Pará, neste ano, em relação ao ano passado. De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de janeiro a setembro de 2013,  foram confirmados 152 casos de HIV. Em 2014, nesse mesmo período, são 167 casos.
Outros casos de doenças que também podem ser transmitidas pelo sexo são as hepatites B e C. Este primeiro tipo vem crescendo bastante, sendo que em 2013, 35 casos foram confirmados e, neste ano, até setembro, já foram 40 casos. Os casos de hepatite C somam 28 neste ano.
De acordo com a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, o órgão atende aproximadamente 500 pessoas todos os meses. Por mês, são registrados, no mínimo, oito novos casos de Aids. “Hoje, as pessoas procuram mais saber seu estado sorológico e, com isso, tem se visto aumento de casos”, afirmou.
Ela atribui esse aumento ao fato de que a maioria das pessoas não está se prevenindo durante as relações sexuais. “O uso do preservativo é a única forma segura que se tem de se prevenir de qualquer doença sexualmente transmissível, sendo o HIV ou as hepatites”, alertou.

Lei da discriminação
Começou a vigorar no dia 2 de junho, em todo o país, a lei que torna crime a discriminação a pessoas portadoras do vírus HIV. A lei prevê a punição de um a quatro anos de prisão para quem praticar algum ato que gere constrangimento ou desrespeite pacientes, seja em locais públicos, escolas ou no ambiente de trabalho.
São consideradas condutas discriminatórias: exonerar ou demitir de seu cargo ou emprego; impedir que permaneça como aluno em creche ou estabelecimento de ensino público ou privado; recusar ou retardar atendimento de saúde.
Informação via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.