terça-feira, 8 de julho de 2014

Polícia Civil incinera quase uma tonelada de drogas apreendidas em seis meses no Pará

A Polícia Civil incinerou, nesta terça-feira, 8, quase uma tonelada de drogas apreendidas, nos últimos seis meses, em operações policiais de combate ao tráfico de drogas, realizadas pelo Sistema de Segurança Pública do Pará. Do total de entorpecentes, a maior parte (60%) é formada por maconha prensada e o restante de cocaína. A incineração ocorreu pela manhã, na sede de uma indústria de cerâmica, situada em Marituba. A droga, que estava apreendida no depósito da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), foi levada, em comboio, por policiais civis da DRE, coordenados pelo delegado Hennison Jacob, com apoio de sete policiais militares, com duas viaturas, do Comando de Operações Especiais (COE), sob comando do cabo Marinho.

A incineração contou com a presença da diretora de Polícia Especializada, delegada Ione Coelho, representando a Delegacia-Geral, e a delegada Márcia Rayol, da Corregedoria-Geral da Polícia Civil. A promotora de Justiça de Crimes de Entorpecentes, Anette Macedo Alegria, pelo Ministério Público do Estado. Uma equipe da Vigilância Sanitária de Marituba, tendo à frente a agente Ruthyane Mendes Soares. Todas as drogas apreendidas passaram por análises feitas pelas peritas criminais Izameire Corrêa e Carla Carvalho, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Conforme o delegado Hennison Jacob, a destruição dos entorpecentes foi realizada mediante autorização da Justiça. 
Atualmente, detalha o delegado, o Poder Judiciário já pode autorizar a queima da droga em até dez dias, sem necessidade do laudo de constatação da droga. O diretor da DRE mostra, entre as drogas apreendidas, um pacote de pasta de cocaína com a marca de uma caveira preta, uma espécie de rótulo. “É para identificar os cartéis de onde vem a droga”, explica. Entre as drogas incineradas, detalha o policial civil, estão os mais de 90 quilos de cocaína apreendidos durante operação em Terra Alta, nordeste do Pará, em maio deste ano. Ainda, segundo o delegado, desde o final do ano passado, mais de 280 procedimentos por tráfico de drogas foram lavrados pela DRE, com mais de 400 pessoas presas pelo crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.