quinta-feira, 17 de julho de 2014

Irmão José Ricardo, religioso norte-americano morre aos 80 anos

Ex-diretor do Colégio Dom Amando em Santarém foi vítima de um infartore

Alunos do Dom Amandinho, eternos alunos e Ir. Jose Ricardo
Morreu nas primeiras horas desta quarta-feira (16), o ex-diretor do Colégio Dom Amando (CDA), irmão José Ricardo Kinsman, em Santarém, Oeste do Pará. O religioso norte-americano da Congregação dos Irmãos Santa Cruz passou mal e precisou ser internado em um hospital particular da cidade na terça-feira (15), o quadro clínico se agravou, ele acabou sofrendo um infarto e morreu.
Segundo os funcionários do colégio, ele começou a se sentir mal ainda na semana passada. “De sexta-feira para cá ele não estava bem e estava com problemas estomacais e febre alta. No final da tarde estive com ele, conversei e ele não estava bem, mas disse que iria ficar”, disse o coordenador da pastoral do CDA, Alberto Portela.
José Ricardo foi diretor do Dom Amando por 45 anos e contribuiu com a educação no município. O irmão Sérgio Stolf, diretor financeiro do CDA, lembra-se da dedicação do religioso à educação.“Vai deixar saudade por tudo o que fez, mas está ao lado do pai olhando por nós e que Deus o acolha”, pediu
HISTÓRICO: O norte americano natural da Filadélfia chegou a Santarém, em 1962, como voluntário da Congregação dos Irmãos de Santa Cruz. O envolvimento com a educação começou na sala de aula, como professor. Em 1968 foi nomeado diretor do Colégio Dom Amando. Entre as características marcantes: um caminhar lento pelos corredores do colégio, mas era desta forma que ele acompanhava tudo o que acontecia no CDA.
Em outubro de 2013, deixou a direção do Dom Amando e passou a ser conselheiro. A dedicação e a seriedade do religioso foram determinantes para o sucesso da educação oferecida pelo colégio, responsável pela formação de muitos profissionais.
HOMENAGEM DA ALEPA: Em sessão solene da Assembléia Legislativa do Pará, realizada no dia 10 de outubro de 2013, foram homenageadas 39 personalidades, escolhida pelos deputados estaduais para receberem a comenda Mérito Nossa Senhora de Nazaré. O deputado Nélio Aguiar (DEM) fez sua indicação ao irmão José Ricardo Kinsman, que há mais de 50 anos se dedica a educação e evangelização do povo católico na região Oeste do Pará, como diretor-presidente do Colégio Dom Amando.
Irmão José Ricardo ao chegar à sede da Assembleia Legislativa ficou muito emocionado ao ser recebido por vários ex-alunos do Colégio Dom Amando que o saudaram. Na ocasião, Irmão José Ricardo se disse satisfeito e retribuiu o mérito do seu trabalho a todos que fazem parte do Colégio Dom Amando. “Eu também sou ex-aluno do Colégio Dom Amando e indiquei o irmão José Ricardo como forma de reconhecimento pela escolha ao trabalho educacional dedicado para a vida cristã desenvolvida pela congregação dos irmãos da Santa Cruz no Oeste do Pará”, disse Nélio Aguiar.
VELÓRIO: O corpo do irmão José está sendo velado desde às 6h30 desta quarta na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O sepultamento ocorrerá pela parte da tarde.
Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.