sábado, 5 de julho de 2014

Festival do Tacacá abre calendário de eventos no PAE Eixo Forte‏

São Braz é uma das comunidades do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte. Está localizada às margens da rodovia que dá acesso à vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém (PA). Tem no cultivo da mandioca e na produção de seus derivados uma de suas vocações. A venda do tucupi é fonte de renda dos comunitários, o que os motivou a realizar, anualmente, o Festival do Tacacá. A nona edição do evento ocorrerá no nos dias 5 e 6.
O festival, que já faz parte da programação cultural de Santarém, recebe cerca de três mil pessoas, segundo Ana Pedroso, 69, presidente do Conselho Comunitário de São Braz.A programação, que inicia na noite do sábado (5), a partir das 18 horas, e se estende até o final da tarde do domingo (6), abrange danças regionais, a escolha da rainha do tacacá e o sorteio de brindes. Além do tacacá, outras comidas típicas da região também serão servidas, como pato no tucupi e vatapá.
O Festival do Tacacá é o primeiro de uma série de 12 que serão realizados no assentamento Eixo Forte, de julho a dezembro deste ano. O calendário inclui festivais como o do açaí, na comunidade Santa Luzia, e o do charutinho, em Ponta de Pedras.
“Nós reunimos não só a federação, mas todos os presidentes das associações para definir datas e a elaboração dos projetos. O primeiro festival que sempre acontece é o de São Braz. Todos os festivais representam ganhos não só econômicos, mas culturais”, ressalta o presidente da federação do assentamento, Ladilson Amaral.
O assentamento
O PAE Eixo Forte foi criado em dezembro de 2005. Possui 12.689 hectares e capacidade para 1.400 famílias. Na área, existem 15 comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.