quarta-feira, 2 de abril de 2014

Vereador critica da Tribuna a péssima atuação do Banco do Brasil em Santarém



Em Seu discurso, o vereador Nicolau do Povo fez duras criticas ao serviços prestado pela agência do Banco do Brasil em Santarém.
Nicolau voltou sua preocupação para uma única preocupação, as constantes reclamações ao Banco do Brasil onde muitas irregularidades foram denunciadas. As pessoas que residem no interior são as mais penalizadas ao chegarem  no banco deparam com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, falta de programação nas máquinas, demora nos atendimentos e outros transtornos. O banco investe milhões em propagandas mais não investe no prédio que é antigo e ainda a tecnologia propagada não funciona em nossa cidade. Essas questões serão discutidas em uma reunião com a presença do gerente e este deve prestar os devidos esclarecimentos para amenizar os transtornos causados.
Veja ainda...


Vereador Emir Aguiar (PR):  Nesta terça-feira falou sobre umas das vias de acesso que foi projetada há muitos anos e tem historia em nossa cidade é a  Anysio Chaves que sofre a cada mandato sem nenhuma recuperação ou prioridade. Em uma entrevista para o jornal local, o prefeito garantiu que 15 km serão recuperados e mesmo assistindo a matéria o vereador realizou outros questionamentos bem como o asfaltamento de diversas travessas importantes de Santarém, citou o exemplo da Tv: Clementino de Assis que da acesso a escola Aparecida. Outra revitalização solicitada por requerimento é o avivamento das faixas de pedestres, em especial as localizadas na Sergio Henn. Termina com o pedido de levantamento de dados sobre os processos de terra que passaram nesta casa para que haja analise da imensa demora nos procedimentos de legalização de terrenos, espera apresentar esse levantamento até o dia do Corretor marcado em 7 de Abril.
Vereador Henderson Pinto (DEM): Durante o seu tempo na tribuna justifica sua ausência na sessão de ontem porque representou esta casa no evento de posse dos agentes comunitários de saúde, ainda serão chamados neste ano 106 ACS ontem, apenas 94 foram oficializados. Seguiu comentando sobre o Programa de Aquisição de Alimentos que tem gerado reclamações, explicou o que foi definido em uma reunião ocorrida na última sexta feira. Participaram desse encontro os representantes do conselho de segurança alimentar e as entidades representativas dos produtores,  na pauta foi tratado sobre o organograma do sistema, composição técnica, pagamentos dos produtores, espaço físico, convênios estabelecidos, disponibilidade de um transporte especifico para o PAA entre outros. Santarém possui 460 produtores cadastrados sendo todos habilitados para o fornecimento dos alimentos, para manter essa qualidade a equipe precisa manter constantes visitas aos locais de produção. Durante a reunião foi esclarecido o motivo da falta de pagamento dos produtores, onde o empenho  não é direto da prefeitura para o produtor e sim a nível federal,  mais o problema está sendo resolvido aos poucos com o pagamento dos que faltavam. Ficou definido que a liberação para que ocorra a licitação da compra de um veiculo seja prioridade e esse transporte vai fortalecer o apoio logístico do programa. Sabe-se que é necessário as visitas periódicas mais o numero de cadastrados torna o trabalho mais demorado, além do que a equipe humanamente seria incapaz de atender em tempo recorde há todas as famílias que geram o alimento ao programa. Por fim muitas coisas foram definidas e as falhas admitidas pelo governo devem ser corrigidas o quanto antes, é preciso entender que nossa região é extensa e possui muitas dificuldades para entrega dos produtos, porém a Secretária e o gestor municipal garante que os produtos perecíveis vão ser distribuídos dentro do prazo para que não ocorra mais o desperdício dos alimentos. Encerra garantindo que a câmara vai acompanhar intensamente o desenvolvimento do PAA em nossa cidade.
Vereadora Marcela Tolentino (SDD): Começa seu discurso abordando sobre uma denuncia que chegou no gabinete a respeito da venda de bebida alcoólica dentro de  uma balsa que transporta veículos para comunidade de Santana do Tapará. Fez um requerimento porque está preocupada com a venda livre de bebidas dentro das embarcações, o requerimento é para prevenir  acidentes. Outra solicitação é a criação de um formulário para achados e perdidos em prol de assegurar a população que utiliza diariamente transporte coletivo de nossa cidade, verifica que todo o dia a noticia e os informes são de pessoas que perderam seus documentos e outros pertences dentro dos ônibus.
Vereadora Ivete Bastos (PT): Inicia sua fala nesta tribuna informando que ontem participou de um evento em defesa dos direitos humanos e assim  fez lembrança dos 50 anos do golpe militar, momento histórico para o nossos  país. Ainda comentou sobre a pesquisa feita sobre a violência da mulher, ficou indignada com os abusos e os motivos que levam a essa violência onde uma  pesquisa mostrou que a mulher é a responsável pelo abuso quando utiliza roupas mais ousadas. O resultado mostra que se as mulheres soubessem se comportar não seriam abusadas e nem violentadas, vivemos em um país democrático mais a mulher continua presa nesse contexto onde os direitos são desrespeitados, onde muitos homens  vivem  classificando o perfil da mulher.
Vereador Rogélio Cebuliski (PSB): informou a reunião no ultimo dia 27 ocorrida na prefeitura que tratou sobre a construção do novo prédio da Receita Federal que será construído no parque da cidade, ao término ficou preocupado com a situação, pois a receita tem uma grande pose nessa área. O terreno foi repassado em 2002 para construção do novo prédio, mais o responsável explicou que as obras  não aconteceram porque a Receita trabalha com aprovação de recursos e esse só foi liberado neste ano. Em contraponto o prefeito ofertou outro terreno, em troca da liberação da área do parque para que não ocorram maiores impactos a população que utiliza aquele espaço. A proposta não agradou e a justificativa é que a troca de terrenos iam gerar maiores  despesas, a prefeitura defende que o  parque foi criado para o lazer e a realização de atividades físicas, culturais e turísticas. O vereador  enquanto presidente da comissão de meio ambiente vai realizar no final do mês uma sessão especial para essa discussão e assim encontrar uma solução para este empasse.
Vereador Luiz Alberto (PP): neste dia na tribuna reforçou o pronunciamento do vereador Nicolau que relatou os inúmeros problemas causados pelas agencias bancárias em principal a do Brasil. Muitos atendimentos que seriam simples chegam a deixar por mais de 2 horas os clientes à espera de solução, filas sempre lotadas e demora até no momento de reservar uma senha de atendimento. Também comentou a reportagem exibida na globo onde mostrou  que a classe feminina a cada dia é vitima da  exploração e violência sexual. Não consegue entender a que ponto a sociedade chegou,  onde a mulher virou um objeto e é julgada pela roupa que usa como se estivesse oferecendo o seu corpo para violência. Completou seu pronunciamento informando da visita realizada em duas comunidades do Tapajós, uma em Vila Franca e outra em  Maripá, no local observou as principais necessidades da população como uma urgente reforma da escola e no centro de saúde. Finalizou lendo uma síntese histórica sobre o teatro em seguida apresentou um requerimento em prol desta classe que leva a cultura e lazer para sociedade, ainda inclui o pedido para construção de um teatro municipal sendo um  local adequado para a pratica de atividades cênicas.
Vereador Júnior Tapajós (PMDB): Lamentou o falecimento do conhecido Pedrinho Moreira que desenvolveu grandes trabalhos no Clube São Raimundo, seguiu o discurso abordando sobre a reunião na próxima quinta feira as 16:00h para debater  a proibição de passageiros que viajam para o interior e precisam levar produtos inflamáveis. Essa reunião será importante pois a Capitania dos Portos deve esclarecer os procedimentos aos usuários, ainda afirma que aceita a proibição, mais espera uma alternativa da Capitania para encaminhar esses produtos para os ribeirinhos.
Vereador Marcilio Cunha (PMN):  Seu discurso informou que amanhã acontece uma reunião com o Secretário Dilson Quaresma e nesta será debatido assuntos relacionados a Vila de Alter do Chão como a situação do conselho, procedimentos de legalização, portaria sobre loteamentos naquela área e tudo que envolver a comunidade e suas demandas nos procedimentos fundiários.  Relatou a demora e a burocracia do processo para regularização de terras e escrituras, onde  existem exemplos de quase três anos de espera por documentações. Outro assunto relatado foi sobre a área destinada a Receita Federal onde o maior objetivo desse órgão é a construção de seu prédio, é necessário pensar no futuro porque o crescimento das edificações está tomando o verde de nossa cidade.
Vereador Dayan Serique (PPS):  A base de seu discurso hoje, foi relacionado a falta de alternativa da Capitania dos Portos para o transporte de certos produtos inflamáveis transportados pelos ribeirinhos. A nossa realidade é outra, é preciso fiscalizar sim, mais a  lei mesmo sendo necessária precisa de uma adaptação ou alternativa. Louva a pratica da lei onde a segurança vem em primeiro lugar, porém essa situação é de necessidade e sustentabilidade desses moradores que residem no interior, o combustível é utilizado nos motores de luz, no transporte terrestre e fluvial por isso se trona necessário. Finalizou com a citação divulgada nas redes sociais sobre a recuperação do ramal que de acesso a praia do Pajuçara e envia um requerimento pedindo manutenção na área.
Vereador Henderson Pinto (DEM):  Retornando a tribuna em seu tempo de bancada falou da reunião com o Coordenador de Defesa Civil onde esta casa vai ser representada pelo vereador Paulo Gasolina para acompanhar os diversos trabalhos realizados. A cheia dos rios assusta a região a última cheia que gerou transtornos foi em 2009  mais este ano o  cenário pode retornar.  Ações de prevenção serão realizadas pela defesa civil que vai enviar para as comunidades de rios madeiras para adaptar as casas. Na próxima semana os vereadores devem realizar uma visita no bairro Mapiri também para verificar ações preventivas no bairro que possui um lago ao seu redor. Sobre o assunto destinado ao transporte de combustível em embarcações, comentou que na quinta feira será discutido em conjunto com o novo comandante  as adaptações necessárias   para o transporte adequado desses produtos.
Vereador Geovani Aguiar (PSC): Destinou a sua fala para comentar que está preocupado com a situação das fortes chuvas que geram transtornos as vias públicas e principalmente bairros periféricos que ficam sem trafegabilidade. Sobre o comentário em uma rede social feita pelo radialista Jorge Carlos que questiona as ações do legislativo, ele explica que esse poder não é executivo e para resolver essa questão seria um planejamento ou a execução das obras das interpraias, a solução seria asfaltamento para um melhor acesso. Aceita a reivindicação, mais quer que o executivo priorize a recuperação das vias urbanas e principalmente as que dão acesso aos bairros mais distantes que sofrem neste período.
Vereador Ney Santana (PSDB): Registrou que esteve na região de Santarém- Mirim  para inauguração de um microssistema de água que vai beneficiar mais de 300 famílias que ali residem. Visitou muitas casas antes da construção do microssistema e presenciou as dificuldades que os moradores enfrentavam para coletar o liquido, essa contemplação ameniza os maiores transtornos vivenciados por eles, porque água é vida.  Outra conquista foi à manutenção de uma serra que neste período dificultava o acesso na comunidade e sobre esse problema questiona o INCRA que deveria ser o responsável por esses ramais. Também fortaleceu a discussão sobre o transporte de combustível e outros produtos inflamáveis dentro das embarcações, explica que em outras regiões do país é possível enviar esses produtos pelas estradas, mais aqui na região não é assim não tem outro transporte há não ser o barco.


TRABALHOS APRESENTADOS E APROVADOS

Ronan Liberal: Indicação para implantar redutores  de velocidade nas vias: Dom Frederico, Curua Una,  Cuiabá, Tapajós, Rui Barbosa, Borges Leal, Mendonça Furtado, Presidente Vargas e Marechal Rondon.
Ivete Bastos: Requer transporte escolar terrestre para os alunos que residem na Comunidade de Itacumini, Lago Grande;
Requer junto a Celpa a implantação do Programa Luz para Todos na  Comunidade de Itacumini;
Requer junto a SEMAP a recuperação do ramal, conclusão da escadaria, iluminação pública e sistema de abastecimento de água  Comunidade de Itacumini;
Requer junto a SEMSA aquisição de uma maca mecânica para Vila Franca, Região do Tapajós;
Requer junto a SEMAP a implantação da rede de distribuição de água na Comunidade de Peré Paraiso, Lago Grande;
Requer a 5ºURE  a implantação do ensino médio na Vila Brasil, Arapiuns.
Ney Santana: Requer  reunião no dia 22 de abril às 11:00h  para debater a situação do porto da CDP em nossa cidade;
Requer recuperação da Av: Curua-Una, Jaderlândia;
Requer a construção de um novo trapiche na Comunidade de Curuai, Lago Grande;
Requer recuperação da Rua dos Cabanos, Diamantino.
Ana Elvira: Requer recuperação da iluminação pública da Tv: Dom amando, Santa Clara;
Requer recuperação da Alameda 18, Esperança;
Requer que sejam tomadas medidas contra os atos de violência ocorridos nas escolas de ensino Fundamental Hilda Mota e Santo André.
Luiz Alberto:  Moção de felicitações ao dia mundial do teatro que foi em 27 de Março;
Moção de aplausos à Associação de Teatro Amador de Santarém, pela realização da II Maratona Teatral.
Marcilio Cunha: Indicação para uso de antenas de proteção contra linhas de cerol nas  motocicletas que utilizam o sistema viário em nossa cidade.
Marcela Tolentino: Requer providencias do poder público com relação à venda de bebidas alcoólicas na balsa que realiza o trecho marítimo entre porto do DR e Santana do Tapará;
Indicação onde fica obrigada a empresa de transporte coletivo em funcionamento no município de STM a utilizar um formulário de achados e perdidos no interior do transporte coletivo utilizado.
Paulo Gasolina: Moção de Felicitações pelo lançamento de mais um jornal  semanário denominado “Tapajós Agora”.
Dayan Serique: Moção de Congratulações ao SEBRAE pela realização da 6ª Semana do Empreendedor Individual;
Requer recuperação da estrada de  acesso a praia do Pajuçara.
Nicolau do Povo: Indicação para construir abrigos para atender  os taxistas de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.