quarta-feira, 9 de abril de 2014

Domingos Juvenil recebe criticas em sua administração no município de Altamira, diz pesquisa



Segundo a DESTAK, Juvenil teria dificuldades na reeleição
Nem tudo corre as mil maravilhas para o prefeito Domingos Juvenil, de Altamira. Em recente pesquisa de CONSUMO realizada pela empresa DESTAK, de Publicidade, Marketing e Pesquisa de Opinião Pública, no período de 19 a 21 de Março de 2014, ficou comprovado que população em diversos bairros de Altamira conceituaram o primeiro ano de governo de Domingos Juvenil com Regular 70%, Bom 20%, Péssimo e regular, 5% cada. Juvenil não foi citado em momento algum com uma nota de um governo Ótimo.
Ele recebeu nota 5.5 por cento na cidade, entre Centro e bairros afastados. Uma nota considerada baixa para quem tenta uma reeleição.
A novidade na pesquisa ficou por conta da revelação de que, mesmo em Altamira, a parcela de população consultada comparou a administração de Domingos Juvenil com a gestão de Erivando Amaral, do município vizinho, Vitória do Xingu. 
Vando de Vitória do Xingu seria o principal adversário de Juvenil em 2016
Os dois governos municipais receberam 43% de aceitação popular. Empate técnico, no caso, favorável ao prefeito Erivando, “vando”, em território alheio, Altamira.
Em relação a empresa Norte Energia, os moradores de Altamira reconhecem que o esforço da empresa tem sido favorável ao desenvolvimento do município como um todo.
Os vereadores por ranking de popularidade:
João do Biscoito se destaca como vereador e pré-candidato a Dep. Estadual
João do Biscoito, que em alguns bairros de Altamira recebeu até 43% de aceitação. Vitor da Focus, 30% na maioria das pesquisas, seguido de Luiz da Feira, Jerusa, João do Fusca, Loredam, Adriano, Eládio.
Mesmo assim, sem uma boa opção, Domingos Juvenil, atual prefeito e João do Biscoito, com poucas diferenças e até empates técnicos, são apontados como candidatos em potencial a prefeito de Altamira, caso houvesse eleição daqui há 90 dias.( 3 meses). Porém, Juvenil seria batido fácil por um fato novo, um candidato em potencial que vier aparece na disputa.
Os pesquisadores não optaram em colocar nomes de outros redutos eleitorais como por exemplo do atual prefeito de Vitória do Xingu Vando Amaral, qual seria um eventual adversária em potencial.
Deputados estaduais, os mais cotados são: João do Biscoito, Ozório Juvenil (PMDB), e Airton Faleiro (PT) seriam os mais votados.
Deputado federal; O empresário Washington Queiroz sai na frente de Zé Geraldo, Waldenkolk, Ademir Andrade, José Megale, Priante e Nélio Aguiar.
Governo do Estado. A pesquisa mostra que Simão Jatene e Helder Barbalho disputariam palmo a palmo. Isso mostra o tamanho da rejeição de Juvenil já que Helder seria o seu candidato. Lira Maia também aparece como terceira opção.
Para Presidente da República, Dilma Roussef, presidente atual, aparece seguida de perto por Luiz “Lula” da Silva. Depois Marina Silva e Aécio Neves.
info (1)80% da população conceituaram como necessária a intervenção da Norte Energia em Altamira. 67% do universo pesquisado responde que inclusive conhece as Obras feitas na região. E deram como exemplo: Hospitais da UPA, Postos de Saúde, escolas, Asfaltos nas ruas, construção de Quadras, Campos de Futebol, saneamento básico, (Cosanpa).

Metodologia aplicada
Os coletores chegaram essa conclusão por várias estatísticas, entre elas comparando o que eles chamam de qualidades e desigualdades, entre quais, aceitação, rejeição e capacidade administrativa.
Foram entrevistados 700 famílias em toda extensão do município, sendo que destas 450 centralizadas na sede do município, e as 250 para as comunidades ribeirinha e rural.
A metodologia utilizada foi quantitativa aleatório-estratificada domiciliar por cotas de sexo ou idade, dentro de uma abordagem descritiva em forma de entrevistas domiciliares, realizadas através de questionário.
Sendo que, cinco (5) fatos foram induzidos a entrevista: o estudante, aposentado, analfabeto, o funcionalismo público e a classe política. O jovem, idoso e a idade média foram os tipos de eleitores atingidos.
O objetivo principal foi levantar junto a população de eleitores do município de Altamira, a intenção de votos se a eleição fosse em 90 dias, a prefeito e vereadores do referido município. Também foram colocado aos entrevistados a capacidade administrativa de secretários municipais, deputados estaduais e federais, ao governo do Estado do Pará, e ao governo federal.        

Um comentário:

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.