quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fordlândia: a Amazônia americana

"Para escapar do monopólio inglês sobre a produção de látex, Henry Ford instalou uma filial da Companhia Ford às margens do rio Tapajós".

Os barcos não são o único meio de se atingir Fordlândia, mas é o melhor. É com eles que entram e saem mercadorias: gasolina, tracajás, galinhas, pneus, televisores, aparelhos de som, macarrão, pasta de dentes, chiclete e gente. Chegam ao amanhecer e partem à noite.

A vila de Fordlândia, localizada a cerca de 120 quilômetros de Santarém, na Amazônia paraense, faz parte do sonho modernista de Henry Ford – o homem que fez o mundo girar sobre quatro rodas, o criador do automóvel como bem de consumo. Mas o que levou a Companhia Ford, instalada na gélida e industrializada Detroit, região dos Grandes Lagos nos Estados Unidos, a planejar uma “filial” às margens do equatorial rio Tapajós, em plena selva Amazônica há quase 80 anos?
A resposta é simples. Nos anos 1920, a Ford tentava escapar do monopólio que os ingleses exerciam sobre a produção de látex. O produto era matéria-prima valiosa para a efervescente indústria automobilística: com ela, fabricavam-se pneus e diversas autopeças.
Em 1927, depois de ter em mãos informações sobre a qualidade da borracha da Amazônia, Henry Ford tratou de comprar, na região de Boa Vista, um belo naco de terra, com cerca de 1 milhão de hectares, às margens do Tapajós. O valor: 127 mil dólares.
No ano seguinte, dois navios – Lake Ormoc e Lake Farge – aportavam na floresta carregados de todo o material necessário para a instalação da maior plantação de seringueiras do mundo. Não demorou para que Boa Vista fosse rebatizada como Fordlândia. Quanto à empresa americana, chegava à selva com o nome de Companhia Ford Industrial do Brasil.
Muito pouco se comenta sobre esse curioso episódio das primeiras décadas do século 20 na Amazônia. Por ser um estudioso da influência americana no Brasil, fui convidado pela revista National Geographic para visitar – acompanhado do fotógrafo Ricardo Beliel – as cidades “americanizadas” nesses trechos da floresta.

Simão Jatene: candidato confirmado à reeleição, muito embora a reeleição continue a não lhe entrar pelo goto

Para que ouçam o batido do martelo, basta sua excelência o governador Simão Jatene anunciar pública, formal e claramente o que ele, em privado, mas claramente, tem sinalizado: será mesmo o candidato a um segundo mandato, no pleito de outubro do próximo ano.
O Espaço Aberto ouviu ontem de fonte confiável que o governador, como ainda em 2006, ao findar seu primeiro mandato, continua contrário ao instituto da reeleição.
Consolidou suas convicções de que a reeleição reforça os ismos que degradam, deformam e desvirtuam a política, entre eles o caciquismo e o patrimonialismo.
Jatene, segundo a mesma fonte, também está certo de que a reeleição leva o governante em primeiro mandato a só pensar naquilo, ou seja,
Jatene com rejeição a nivel elevado no Oeste do Pará
em se reeleger. Sentando-se na cadeira - de prefeito, governador ou presidente da República -, já começa a piscar os olhinhos para um próximo quatriênio.
E então? Como sua excelência explica o fato de ser resistente à reeleição e, ao contrário de 2006 - quando abriu mão, em favor de Almir Gabriel, do direito natural, digamos assim, de concorrer a um segundo mandato -, já estar preparando o terreno para uma recandidatura?
Jatene tem avaliado que, na política, uma coisa pode ser uma coisa agora, mas logo depois é outra coisa, completamente diferente.
O governador tem lembrado a interlocutores que em 2006, quando ele próprio já se manifestava contrário à reeleição, o PSDB tinha em Almir Gabriel uma grande liderança que demonstrava inequivocamente a vontade, a disposição de voltar ao governo do Estado.

TRE degola mandato do prefeito Flávio Marreiro(PSC) de Alenquer



Prefeito Flávio de branco cassado pelo TRE
Muita comemoração em Alenquer com a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, lavrada hoje (1º), que cassou o mandato do prefeito Flávio Marreiro (PSC), por abuso de poder econômico.
Os servidores públicos municipais estão com salário atrasado há cerca de 2 meses.
Marreiro, estreante na política, tem até segunda-feira (5), para recorrer da decisão. Ele deve permanecer no cargo por força de decisão liminar, até o julgamento do caso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Corpo de Mototaxista desaparecido a mais de 15 dias é encontrado pela policia

Um homem foi encontrado na estrada de Alter do chão, bem na entrada da praia de Ponta de Pedras.
Nossa equipe esteve no local e presenciou o corpo que estava dentro do mato jogado, bem na curva de uma entrada de Ponda de Pedras, o homem estava em Uma moto de marca Factory de cor preta de Placa NST 0937.
Segundo informações da Policia Militar o corpo que estava no local era do Mototaxista conhecido pelo nome de  Wanderlei Alves Alcântara que estava desaparecido a mais de de 15 dias. 
O fato do desaparecimento do Mototaxista já tinha sido registrado por parentes na 16ª seccional de Policia Civil da cidade, ocaso estava nas mãos do delegado Jardel.
corpo da vitima estava dentro de uma mata fechada, ele ainda estava com o capacete na cabeça, o segundo capacete estava no meio das pernas da vitima. Em conversa com parentes da vitima Ele desapereceu desde o dia 14 de julho para assistir a um jogo de futebol no bairro Nova República.
Até o presente momento não se sabe qual teria sido a causa da morte da vitima. A policia trabalha com a linha de que seria morte de trânsito, haja vista que no local existe uma grande curva e os veículos passam no local em alta velocidade.
O comandante do 3º BPM Tenente / Coronel Risuenho estava no local, e conversou com nossa reportagem, ele falou que a ocorrência foi feita a aproximadamente 18 dias, o Coronel falou que a PM efetuou um esquema de buscas distribuindo a fotografia do desaparecido para as guarnições, mais que infelizmente hoje foi encontrado o corpo do desaparecido na entrada de Ponda de Pedras. " Tudo nos leva a crer que tenha vitima de acidente automobilístico, está confirmado através de familiares que o corpo encontrado e do jovem Wanderlei  através de exame visual e de alguns pertences da vitima" Disse o Coronel.
O IML esteve no local para fazer a pericia e conduzir o corpo para uma necropsia.  A Coordenadora do IML de Santarém Estael Rejane estava no local e acompanhou toda operação.
Segundo informações, a Wanderlei, faleceu no dia em que seu filho nasceu, ele estaria comemorando o nascimento de seu filho.
ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS